Aos 45 anos, homem realiza sonho de caminhar com tratamento oferecido pelo SUS

Na última quinta-feira (21) foi celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de conscientizar e trazer mais inclusão na sociedade.
E esse olhar pode ser transformador.
O Fantástico mostra um procedimento feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar pacientes que nasceram com os pés tortos.
Um desses pacientes é um homem que, aos 45 anos, realizou um sonho: caminhar e sentir o chão com os próprios pés.

Veja como foi esse processo na matéria completa abaixo.
globoplay.globo.com/v/11973047/
O método Haje, foi criado pelo médico Sydney Haje e consiste em m tratar as deformidades toráxicas com órteses, sem cirurgia. O filho dele, Davi Haje, adaptou a técnica em conjunto com um método utilizado em recém-nascidos para tratar o pé torto congênito em adultos, o chamado método Ponseti.
Método de Ponseti é utilizado no tratamento de pés tortos.
O método consiste em usar gesso seriado e uma pequena cirurgia. O Fantástico acompanhou o agente de Trânsito Nelson Lira antes e depois da cirurgia, de Petrolina (PE).
“Foi um pouco difícil e dolorido. Fica latejando os nervos e durante a noite é o período que dói mais”, disse Lira após a primeira semana com gesso.
Após 15 trocas de gesso, ele passou pela cirurgia que fez uma correção no pé, o que apresentou um bom resultado na correção da deformidade.
Nelson Lira conseguiu caminhar sozinho após meses de tratamento.
“Coisa simples, como pisar no chão, pisar na areia, andar. Sentir a areia e a terra nos meus pés”, disse Nelson ao ser perguntado como se imaginava após os procedimentos.
Em agosto deste ano, o sonho finalmente se realizou.
“Um friozinho no pé que eu nunca tinha sentido, de pisar assim no chão. Quarenta e cinco anos esperando por isso”, diz, emocionado.

Fonte: TV Globo/Reprodução